Finanças

Tudo o que deve saber sobre o euro! Saiba sobre a cotação

Você certamente já ouviu falar do Euro, não é mesmo? A moeda em questão é uma das mais importantes de todo o mercado financeiro, ficando atrás apenas do dólar. Mas de qualquer modo, a mesma ainda é uma questão bastante presente e importante quando nos referimos à não só viagens internacionais, mas também investimentos.

Pode-se dizer que a base da economia mundial, é praticamente constituída pelo dólar e pelo euro, já que ambos são duas das moedas mais procuradas quando você procura realizar operações financeiras, na maioria das vezes de alto valor, como transações, por exemplo.

No entanto, para que você possa utilizá-la da melhor maneira, é interessante que entenda pelo menos o básico de seu surgimento, e também, como funciona a sua cotação. Portanto, se você deseja obter mais informações detalhadas a respeito do Euro, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este explicativo artigo possui.

Euro- Quando e como surgiu?

A princípio, é interessante que ressaltemos um pouco a respeito da origem da moeda.

O mesmo foi lançado ao mercado financeiro e ao cotidiano das pessoas exatamente no dia 1 de janeiro do ano de 1999.

Ou seja, um moeda totalmente nova, em vista do que o mercado possui.

A mesma foi lançada com o objetivo de criar um mercado comum, no qual as trocas comercias se tornariam mais fácies, já que a moeda pela qual se comunicariam seriam a mesma.

Para que o euro tivesse a potência e toda essa influência no mercado, que possui hoje em dia, foi necessário anos de debates sobre uma união económica e monetária.

Para que você possa ter uma maior ideia do que estamos nos referindo, as discussões sobre a criação da moeda em questão iniciaram-se o final da década de 1960.

Ordem cronológica de seu surgimento

1951

O início do processo de integração econômica e o primeiro passo para que seja criado um mercado único se dá quando algumas nações importantes da Europa (Alemanha Ocidental, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos), se juntam para desenvolverem um mercado comum de carvão e do aço.

1970
Pierre Werner foi o escolhido para criar relatório sobre como realizar uma UEM- União Econômica e Monetária dentro de dez anos. A sua conclusão ocorreu em outubro de 1970.

1979

O projeto UEM é relançado com a criação do Sistema Monetário Europeu (SME) e do ECU (que nada mais é do que uma moeda virtual).
O início do mecanismo de taxas de câmbio do SME acontece quando os países da União Europeia chegam ao acordo de manter suas moedas dentro de um determinado intervalo de variação.

1989

O ano de 1989 é bastante importante nesta sequência cronológica, já que neste momento que é criado Comité Delors para refletir sobre medidas específicas, que por sua vez, vão levar à criação de uma moeda única.

1990

O resultado deste Comité Delors consiste em basicamente três etapas para que tudo possa se tornar real.
A primeira é tornar livre a circulação de capitais entre países, coisa que até então era proibida pela União Europeia.

1992

Neste ano é assinado o Tratado de Maastricht, que consistia basicamente em critérios que cada país devia respeitar para então, poderem contar com a moeda única.

1994

A segunda etapa do processo ocorre neste ano de 1994, no qual o IME- Instituto Monetário Europeu.
Este instituto é responsável por todas questões em relação à preparação que Banco Central Europeu  deveria adotar para então assumir o controle da moeda.

1998

No primeiro dia do ano de 1998 é finalmente inaugurado o Banco Central Europeu.

1999

E finalmente, depois de anos de preparação para uma moeda única entre diversos países da Europa, nasce o Euro no dias 1 de janeiro de 1999.

Como é o Euro?

Agora que você já sabe exatamente como ocorreu o surgimento do Euro, resta saber exatamente como o mesmo é, quais são as suas condições marcantes e tudo mais, não é mesmo?

Por isso, acompanhe a seguir uma lista com algumas de suas características marcantes.

Estabilidade

Uma condição do Euro que não pode deixar de ser destacada, é o fato de que o mesmo conta com uma interessante estabilização de preço.

Ou seja, a sua variação de valor em relação ao real não é algo absurdo que acontece sem qualquer previsão, o que em outras palavras significa o mesmo mantém uma média no preço.

2. Influenciador da Economia Mundial

Conforme deixamos claro diversas vezes ao decorrer deste artigo, o Euro trata-se da segunda maior moeda de todo o mundo.

A moeda que por sua vez, é uma das mais novas de todo o mercado, é influente por diversas razões, principalmente por incentivar o comércio e todos os tipos de investimento entre diversos países, principalmente nos quais a mesma é a principal moeda, que são:

  •  Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Chipre;
  • Eslováquia;
  • Eslovénia;
  • Espanha;
  • Estónia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Letónia;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Países Baixos;
  • Portugal.

3. Identidade Europeia 

E apenas como complemente de tudo que até agora vimos, é interessante destacarmos o fato de que a moeda Euro é um dos maiores símbolos não só da UE (União Europeia), mas também de todo o continente, já que grande parte do mesmo se envolve com a moeda.

Além disso, a mesma também representa a sua potência, visto que trata-se de um dos maiores elementos financeiros de todo o mercado.

Cotação do Euro- Como funciona?

Antes que possamos falar mais a respeito de como é o funcionamento da cotação do Euro, é necessário que destaquemos, mesmo que de forma breve, do que exatamente estamos tratando, quando nos referimos à tal termo.

A cotação de forma básica e breve, nada mais é do que o ato de você colocar o preço em determinada coisa, ou seja, determinar o seu valor, seja em uma moeda, ou então e alguma mercadoria, título financeiro e mais…

No caso do Euro, conforme foi ressaltado anteriormente, o mesmo é estável e relação ao seu valor, portanto, a sua cotação não é muito variável.

Para determinar a cotação do Euro em relação ao real, é necessário considerar o valor de R$ 1,00 e o valor de € 1,00.

Portanto, você deseja dividir  o valor em reais pela cotação do dia, para que então você saiba quanto o mesmo está valendo.

Hoje, 27/05/2021 o euro vale 6,45 do real brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner