Bem Estar

7 países com sistema de saúde gratuito Quais se destacam

Apesar de poucas pessoas saberem, entre os países com sistema de saúde gratuito, o Brasil é referência em todo o mundo, no quesito saúde. Apesar de muitas pessoas não estarem completamente satisfeitas com o nosso sistema público de saúde, que é o SUS (Sistema Único de Saúde), vale ressaltarmos que é um dos poucos sistema gratuito tão flexível em todo o mundo. E a razão de muitas vezes ser um pouco demorado,

O  fato é, que as pessoas perceberam que as vezes pagar caro por um sistema de saúde privado, não está compensando, já que a sua disposição contam com um sistema extremamente eficiente, que disponibiliza atendimentos clínicos, exames e também cirurgias.

Mas será que existem outros países com sistema de saúde gratuito? Se deseja obter mais informações a respeito, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo tem a oferecer, pois aqui apresentaremos sete países.

1 Reino Unido

O Reino Unido, é um país no qual muitas pessoas tem interesse em conhecer, trata-se da junção de alguns países da Europa, sendo eles Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O sistema de saúde privado,  é pouco utilizado e não possui a ampla gama de serviços prestados pelo sistema público de saúde.

O sistema público deles é denominado NHS, cuja sigla é referente à: National Health Sistem (tradução: Sistema Nacional de Saúde).

A cobertura é feita através do pagamento de impostos dos próprios cidadãos, tem o direito à uma cobertura de saúde quase que completa.
Não é incluído o atendimento de odontologia e oftalmologia, assim como medicamentos.

O que seria um tipo de “UPA” por nós, é denominado GP, que nada mais é do que General Practitioner (clínico geral) presente em todos os bairros do país.

O GP consiste basicamente em atender pacientes que são encaminhados a um especialista (já devem estar cadastrados).

Mas além deste, há ainda os os walk-in centers, que funcionam como postos de atendimento a qualquer hora do dia e noite, ou seja, 24h. Para ser atendido no mesmo não é necessário um cadastramento, ou seja, um agendamento prévio.

2 Suécia

Sendo um pouco mais breve em nossa explicação, agora temos a Suécia, outro país no qual diversas pessoas se interessam em conhecer.

O país em questão conta com um sistema de saúde totalmente descentralizado, que por sua vez, é financiado pelo governo.

O país também é destaque no quesito saúde, visto que mesmo os seus serviços serem públicos, eles mantém um nível de qualidade e eficiência.

Um exemplo de sua eficiência, é que para jovens de até 19 anos, existem centros de saúde (vårdcentral) e dentistas (folktåndvard) totalmente gratuitos.

Nos centros de saúde, você pode encontrar diferentes profissionais, que por sua vez, vão muito além de clínicos gerais.

É válido ressaltarmos, consultas hospitalares e urgências, é necessário pagar uma certa quantia (exceto para jovens de até 19 anos de idade).

Os valores a serem pagos, em média tem como máximo valor, 400 SEK, o que na cotação de hoje, equivale à R$ 198,64  (cento e noventa e o oito reias e sessenta e quatro centavos ).

3 Canadá

Um dos países com sistema de saúde gratuito bastante conhecido, mas eficaz, é o Canadá, que por sua vez, é totalmente pago pelo Estado.

Mas apesar desta questão, a execução dos serviços é particular, sendo a grande maioria dos hospitais e também clínicas privadas.

Uma das razões do sistema público do Canadá ser tão reconhecido pela eficiência, se dá por conta da tecnologia de ponta aplicada sobre o mesmo, além do atendimento de extrema qualidade.

Mas apesar de todas as suas vantagens e ótimas condições, é válido ressaltarmos que o sistema não cobre determinados planos, como por exemplo: oftalmologia, odontologia, atendimento domiciliar e apartamento particular nos hospitais, entre outros.

4 Espanha

Outro país bastante reconhecido pelo sistema de saúde público é a Espanha, que por sua vez, conta com uma extensa rede de hospitais e centros de atendimento.

O sistema em questão cobre inúmeros serviços médicos e de saúde universalmente.

O funcionamento do sistema de saúde público da Espanha pode assemelhar-se ao do Brasil, já que a princípio, o paciente deve passar por um atendimento primário, que por sua vez, consiste basicamente em passar por um atendimento de medicina familiar ou enfermaria.7

Posteriormente, o paciente deve ser direcionado à um atendimento especializado, que acontece em hospitais, no qual o médico será especialista na área e portanto, poderá proporcionar um atendimento especializado.

Além do atendimento emergencial.

É válido deixarmos claro que o funcionamento detalhado do sistema de saúde variará do governo de cada região do país, no entanto, os pacientes poderão ser atendidos em qualquer lugar do país.

5 França

Seguindo com a nossa lista, agora temos a França, que apesar de ter um sistema de saúde público, o funcionamento, ou melhor dizendo, o seu financiamento funciona de uma forma diferente.

Lá todos os cidadãos devem direcionar uma pequena parcela de seu salário à uma taxa que é diretamente direcionada ao sistema de saúde.

No entanto, existem as pessoas que estão inclusas no Seguro Obrigatório de Saúde (SHI), que por sua vez, não precisa arcar com tal dívida fixa.

Tal seguro cobre diversos serviços médicos, inclusive os hospitalares, odontologia e medicamentos.

É válido ressaltarmos também que lá o plano de saúde privado é bastante popular, visto que o mesmo proporciona mais vantagens em alguns quesitos, como por exemplo a agilidade.

6 Portugal 

Nos referindo à um país vizinho do anteriormente apresentado, agora falaremos um pouco mais a respeito de Portugal.

O país em questão conta com o seus sistema de saúde comandado pela Direção-Geral da Saúde e também, Sistema Nacional de Saúde.

O que chamamos de postos de saúde, lá é chamado centros de saúde, proporcionam atendimentos mais básicos, como a vacinação e consultas de rotina.

Já os atendimentos emergências são realizados em hospitais.

Uma das razões do sistema ser tão eficaz, é que todos os pacientes contam com um histórico de atendimento totalmente digitalizado, o que facilita muito na prestação de serviços.

É importante destacarmos o fato de que o sistema não é inteiramente gratuito, no entanto, devido ao subsidio do governo, o valor a ser pago será relativamente residual.

7 Austrália

E para concluirmos este artigo, só nos resta falar um pouco a respeito do sistema de saúde da Austrália.

O sistema denominado Medicare, é totalmente financiamento através de impostos pagos pelos cidadãos ao governo federal.

O sistema em questão disponibiliza ampla rede de clínicas e hospitais públicos, além de cobrir a maior parte dos medicamentos e dos custos de médicos e hospitais privados.

Mas, em contradição à essas interessantes vantagens, é importante destacarmos o fato de que lá, não é possível que você escolha por qual profissional você quer ser atendido, e também, você deve ser paciente, para esperar na fila de atendimento.

Ou seja, em algumas questões o Medicare pode ser comparado ao SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner