Saiba tudo sobre as ações na bolsa de valores
Você alguma vez já cogitou a alternativa de investir o seu dinheiro? Apesar de ser uma das formas mais vantajosas, prática e também menos trabalhosa de conseguir uma ótima nova fonte de renda, a alternativa em questão é uma das menos escolhidas, pelo fato de que muitos acreditam que isto cabe somente aos ricos e pessoas estudadas.
Claro que para efetuar uma aplicação pé necessário uma quantia, porém, a mesma não deve ser absurdamente alta, e além disso, o estudo não deve ser cursos complexos de anos, mas sim análises bem feitas e também as pesquisas aprofundadas podem te ajudar nesta questão.
A forma mais conhecida de efetuar aplicações é através das ações da Bolsa de Valores, e para te ajudar à introduzir-se neste mundo complexo que é os das finanças, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a te proporcionar.
Bolsa de Valores- Do que se trata exatamente?
Que a Bolsa de Valores é o local mais conhecido para você efetuar aplicações financeiras você já sabe, não é mesmo?
Mas você sabe como exatamente a mesma funciona?
Apesar de muitos a considerar complexas de entender, é válido dizermos que uma explicação geral sobre a mesma pode solucionar diversas questões, veja:
A Bolsa de Valores trata-se do lugar mais conhecido para você realizar os investimentos, por isso, podemos caracterizá-la como um ambiente no qual há o encontro de investidores e títulos.
Os investidores buscam sempre melhores rentabilidades, por isso, procuram a melhor alternativa de título financeiro não só para as suas necessidades financeiras atuais, mas também, metas que deseja atingir.
Uma informação importante de deixarmos clara é que hoje em dia, tudo pode ser feito por meio de algum aparelho digital pessoal, seja o seu computador, ou até mesmo seu smartphone.
Ou seja, a Bolsa de Valores é digital.
E em relação à quantia inicial para aplicar, a mesma é bastante variável.
Enquanto alguns preferem guardar uma certa quantia de dinheiro por um tempo, para que depois apliquem, outros preferem investir logo de cara.
Nenhuma das alternativas está incorreta, porém, é necessário estar sempre de olho para que você possa ter acesso à melhor rentabilidade.
O que são ações na Bolsa de Valores?
Lembra que previamente ressaltamos que a Bolsa de Valores é constituída basicamente por investidores e títulos financeiros?
Pois então, os títulos financeiros que a Bolsa de Valores possui são diversos, no entanto, podemos ressaltar que a mesma se destaca principalmente pelas ações.
As ações, o principal ativo que a Bolsa de Valores carrega, trata-se de nada mais nada menos do que parcelas de uma empresa.
Ou seja, uma empresa cujo patrimônio é aberto, certamente está inscrito na Bolsa de Valores.
Os investidores da Bolsa portanto, vendo que tal empresa conta com um crescimento vantajoso, comprará uma de suas ações, e obviamente, tornara-se acionista da mesma.
Com isto, logo o mesmo terá direito à uma parte compatível às suas ações, o lucro da empresa, que por sua vez, será chamado de dividendos.
Caso a porcentagem de ações da empresa que tenha comprado, seja relativamente alta, é possível que você venha a se tornar um dos membros que decidem qual rumo a mesma tomará.
É importante ressaltarmos também que caso o valor das ações que você já comprou tenha aumentado para o mercado financeiro, é possível que você as vendas, para que então, tenha um lucro maior, mais isto claramente é optativo.
Como investir em ações na Bolsa de Valores?
Por mais que esta área de finanças seja subentendida por muitos como algo complexo, é interessante deixarmos claro o fato de que investir em ações da Bolsa não requer muito esforço, confira a seguir no passo a passo.
Passo 1: A princípio, você deve analisar todas as opções de corretoras de valores que o mercado financeiro possui, para que então, você possa selecionar uma.
Passo 2: Feito isso, é necessário que abra uma conta na mesma, seja através da internet, ou indo até uma de suas agências.
Passo 3: Caso tudo esteja indo conforme o esperado, você já pode realizar a transferência do dinheiro que você tem disponível para aplicações para a sua mais nova conta.
Passo 4: Com tais etapas concluídas, é necessários que você realize um planejamento de investimento, que por sua vez, deve levar em consideração diversas questões, para que só então você tenha chego em uma conclusão que seja bom para as suas finanças e também metas.
Passo 5: Com o planejamento feito, você pode acessar a Bolsa de Valores e então definir qual será a ação que investirá o seu dinheiro.
Passo 6: Agora, basta você realizar o pedido de ordem, para que então, você tenha o seu dinheiro debitado da conta e finalmente você se torne um dos acionistas de determinada empresa.
Pronto! Agora é só fazer o seu acompanhamento para obter sempre as melhores rentabilidades.
Como saber o andamento das ações?
Conforme foi ressaltado diversas vezes, antes que você aplique o seu dinheiro em ações, é necessário acompanhar o andamento das mesmas.
Porém, você sabe como se faz isso?
Será que existe um gráfico que mostre exatamente como a mesma estava e também como está?
Sim! O índice na verdade, se chama Ibovespa, ou então, somente IBOV.
O mesmo foi criado pela principal Bolsa de valores do Brasil, a B3, portanto, o mesmo serve somente como um índice desta.
O índice em questão, leve em consideração somente as principais ações da Bolsa, ou seja, aquelas que a representam, são mais negociadas.
Dentre essas empresas, podemos encontrar a conhecida Vale, Petrobras, Bradesco, Itaú, entre diversas outras instituições de destaque em todo o Brasil.
O Ibovespa é atualizado a cada quatro meses, ou seja, quase que constantemente você tem acesso às informações de como tudo está indo, e a partir daí, pode tentar mapear quais serão os resultados futuros.
É interessante destacarmos duas informações: o índice é dado através de um sistema de pontos baseado em reais e o mesmo também é responsável por refletir o impacto do pagamento de todos os tipos de proventos das empresas emissoras dessas ações.