Finanças

O que são criptomoedas? Como aplicar com segurança?

Você alguma vez já ouviu falar sobre as criptomoedas? O termo em questão apesar de existir há um bom tempo, vem se tornando público somente nos últimos tempos, devido à grande inserção de pessoas no mundo financeiro, que conforme é óbvio de notar, a mesma pertence à este meio.

Apesar de logo ser subentendida como algo complicado e complexo, é válido ressaltarmos que obter pelo menos um conhecimento básico sobre o que se trata e também como funciona pode ser bastante válido e também, pode abrir diversas em sua vida.

Portanto, se você deseja obter mais informações detalhadas da moeda que na verdade é criptomoeda, não só do que se trata e coo funciona, mas também como aplicar com segurança, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este explicativo artigo tem a proporcionar.

O que são criptomoedas?

Conforme ressaltamos anteriormente, as criptomoedas são subentendidas por algo complexo de entender e por isso, sabe à somente poucas pessoas saberem exatamente do que se trata.

No entanto, podemos dizer que essa definição serve somente para determinadas explicações.

Portanto, confira a nossa a seguir que será a mais explicativa possível.

As criptomoedas, diferente da nossa que é o real, euro, dólar, entre diversas outras, trata-se de uma moeda virtual, que obviamente, pode ser utilizada somente no meio da internet.

Portanto, você sabe que as mesmas existem, porém, não pode sacá-las e coloca-las dentro de nossas carteiras assim como somos acostumados a fazer.

A moeda em questão, é descentralizada, ou seja, não possui qualquer instituição financeira que a controle, ou então, intermedeie o seu contanto com ela.

Ou seja, são os próprios usuários os responsáveis por autorizar emissões de moedas, transferências e gerenciar outras operações.

A tecnologia que está por trás dessas moedas virtuais, é chamada blockchain.

De modo básico, podemos determinar tal tecnologia como um sistema que possibilita tanto o envio, quanto o recebimento de determinadas informações por meio da própria internet.

Isto são partes de códigos que por sua vez, contam com informações todas conectadas.

Essas conexões vem por meio de blocos de dados, que no final, formam uma corrente, sendo ela chamada de “corrente de blocos”.

A mesma vem a partir de um sistema de criptografia também, já que o mesmo conta com uma “camada de segurança”, no qual é possível que você realize a sua emissão (na sua moeda local, obviamente) e também transferências de forma virtual do modo mais seguro possível.

E como você já deve ter notado, é daí que vem o nome da criptomoeda, a moeda com criptografia.

Para que servem as criptomoedas?

Como já foi dito anteriormente, as criptomoedas são uma moeda virtual, que claramente, pertence somente ao meio da internet.

Mas tirando essa condição diferente óbvia, podemos também estabelecer que a criptomoeda nada mais é do que uma moeda digital.

Com isto, podemos estabelecer que o seu uso assemelha-se à uma moeda convencional, porém, na internet.

Ou seja, com a mesma, podemos efetuar transações de compra e também de venda de bens e serviços sem que seja necessário a interferência de uma instituição financeira.

Uma condição interessante de ressaltarmos é que ao realizarmos transações de criptomoedas, não são aplicadas as chatas taxas de juros, que na maioria das vezes são bastante injustas, justamente pelo fato de nenhum banco ou órgão governamental intermediar este contato.

E para comprovarmos o seu uso eficaz, podemos destacar que determinadas empresas já estão aptas a receber pagamentos por meio desta moeda digital, como por exemplo: WordPress, DELL, além da Soundcloud.

E só deixando claro daqui para frente, o uso do termo “criptografia, “moeda digital” ou então “moeda virtual” remete a mesma coisa mais de modos diferentes, como já esclarecido, criptomoeda= criptografia, digital/ virtual= modelo de uso.

Como aplicar com segurança?

As moedas digitais caso não tenha deixado claro até agora, trata-se de uma das formas mais optadas por fazer a sua renda multiplicar-se a cada dia mais, até porque, a sua valorização constante é algo que chama a tenção de muito.

Porém, muitos não sabem nem por onde devem começar.

Portanto, para te ajudar nessa situação, confira a seguir um passo a passo que pode ser bastante válido.

Passo 1: Tenha a sua própria carteira

O primeiro passo para que você possa entrar neste mundo das criptomoedas, é ter a sua própria carteira.

A carteira por sua vez, é aberta e pode ser adquirida por meio de uma exchange, que nada mais é que corretoras, ou então casas de câmbio, chame-a como quiser, o importante é que através dela, você seja capaz de comprar e vender criptoativos.

Pode apostar que encontrar uma corretora de criptomoedas não é uma tarefa difícil, até porque em todo o mundo, inclusive no mundo, temos diversas opções interessantes, como por exemplo: Binance e Mercado Bitcoin.

Passo 2: Compre a moeda

Posteriormente, é necessário que você compre a criptomoeda.

E conforme foi ressaltado, as criptomoedas contam com um crescimento bem rápido, ou seja, o seu valor está constantemente aumentando.

Com isto, muitos não conseguem comprar um unidade completa.

Porém, é valido ressaltarmos que existe a possibilidade de você comprar somente centavos de uma unidade.

No caso do Bitcoin (principal criptomoeda), o seus centavos são chamados de satoshis.

Em alguns casos, o valor inicial de compra pode ser R$ 50,00 (cinquenta reais).

A compra pode ser realizada dentro de poucos segundos.

Passo 3: Planeja-se

Depois de realizada a compra de sua moeda digital, é necessário que você monte o seu planejamento.

O planejamento em questão deve levar em conta principalmente em quanto tempo você deseja obter rendimentos, assim, saberá como traçar o seu caminha de estratégia.

Passo 4: Avalie a situação

Outra questão extremamente importante quando você tem interesse em aplicar a criptomoeda com segurança, é avaliar a situação pela qual você se encontra.

Ou seja, veja como está o andamento do mercado, se a mesma está com um crescimento positivo e favorável ao seu rendimento. Com isto você também consegue traçar melhor a sua estratégia.

Dicas de como aplicar com segurança

Para concluirmos este artigo, vale ressaltarmos algumas dicas a respeito de como você pode aplicar suas criptomoedas com mais segurança.

Dica 1: Deixe em sua corretora, somente o valor que você usará para aplicar em criptomoedas, assim, haverá menos probabilidade de você ser roubado por hackers.

Dica 2: Vá pelo seguro, ou seja, invista em corretoras que são conhecidas, ela mesma justificativa, menos probabilidade de sair perdendo.

Dica 3: Utilize as corretoras somente para a negociação e então, faça uma conta de segurança com hardware-wallet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner