Investimento a longo prazo
Grande parte dos trabalhadores anseiam pelo momento em que poderá se aposentar, não é mesmo? No entanto, no Brasil a aposentadoria além de ser de um baixíssimo valor, na maioria dos casos, leva também, um processo bastante burocrático até que seja liberada ao trabalhador.
A compra de uma casa também, é algo que leva bastante tempo, até porque, é necessário juntarmos uma boa quantia de dinheiro, para que tudo possa iniciar-se. Mas e se te disséssemos que existe a possibilidade de você conquistar tais coisas, sem que seja necessário muita burocracia e também esforço para guardar dinheiro todos os meses?
Apesar de parecer algo impossível, isto nada mais é do que o investimento a longo prazo. Você alguma vez já ouviu falar do mesmo? Sabe como funciona? Quer saber mais a respeito? Portanto, continue conferindo todo o conteúdo que este explicativo artigo tem a te proporcionar.
Investimentos- O que são?
Antes que possamos proporcionar mais informações detalhadas a respeito dos investimentos à longo prazo, é importante que ressaltemos, mesmo que de forma breve, do que exatamente os mesmos se tratam.
De modo direto e também geral, pode-se definir o investimento como nada mais do que um desembolso de certa quantia de suas finanças, para que por sua vez, possam ser aplicadas na expectativa de que em um futuro, sela ele breve ou não, venha trazer resultados positivos, ou seja, lucro.
Um fato que não podemos deixar de ressaltar é que não só o dinheiro pode ser considerado um material para investimento, mas também tempo, energia, estudos, atenção, entre várias outras coisas.
Mas como estamos nos referindo ao mercado financeiro, podemos portanto definir que neste caso o lucro que você terá pode ser denominado rentabilidade, ou então juros compostos.
Dependendo do quanto você aplica, e em qual título você investe, a sua fonte de renda principal no mês pode ser somente os juros que a aplicação proporciona.
O crescimento de seu patrimônio investido é semelhante ao da dívida, ao passar do tempo vai aumentando.
No caso dos investimentos, os valores são multiplicados por eles mesmos.
Uma explicação bastante simples mas que pode te fazer refletir a respeito dos investimentos é:
Quando você possui uma dívida, você acaba devendo dinheiro para o banco, porém, quando você realiza investimentos, você estará emprestando o seu dinheiro ao mesmo.
Quais são os tipos de investimentos?
O mercado de finanças conta com literalmente, dezenas e dezenas de alternativas de investimentos.
Nem todos esses investimentos realmente valem a pena, como o clássico exemplo do investimento na poupança.
No entanto, existem diversos outros que você deve conhecer, como por exemplo:
1º Investimento- CDB ( Certificado de Depósito Bancário )
O Certificado de Depósito Bancário, que também pode ser chamado de CDB, trata-se de um investimento cuja emissão é feita pelos bancos, no qual é possível captar recursos.
Ou seja, você está literalmente emprestando dinheiro para o banco e quando é dado o prazo, você pode ter o seu dinheiro de volta juntamente com a taxa de juros.
A sua aplicação é direcionada ao FGC- Fundo Garantidor de Créditos.
2º Investimento- Ações de empresas
O tipo de investimento mais procurado e consequentemente, conhecido da Bolsa de Valores são as ações empresariais, ou também, ações de empresas.
Caso você não saiba, as ações tratam-se basicamente de uma fração do domínio de uma empresa. Portanto, ao comprá-la, você tem direito aos lucros que a mesma está produzindo, mas claro, de forma proporcional ao que lhe pertence.
É válido deixarmos claro o fato de que dependendo do quanto de ações você comprou, você tenha acesso à somente os dividendos (lucro obtido) disponibilizados pela empresa, ou então, tenha direito à opinar nas decisões que a mesma tomará daqui em diante.
3º Investimento- Tesouro Direto
Outro tipo de investimento bastante conhecido no mercado financeiro é o Tesouro Direto, que por sua vez, trata-se de nada mais, nada menos do que um programa criado pelo Governo Federal que possibilita que as pessoas físicas consigam negociar títulos públicos.
Mas apesar de parecer algo um tanto quanto completo, podemos garantir à você que tudo pode ser feito de uma maneira prática e totalmente online, sem burocracia.
4º Investimento- Fundos de Investimentos
O Fundo de Investimentos é uma opção de aplicação que não requer muito tempo ou se quer atenção para manusear.
De modo geral, o mesmo pode ser definido como um mecanismo que reúnem o capital de várias pessoas (cotistas) para ser aplicado em um investimento.
A gestão da aplicação ficará sob responsabilidade de uma única pessoa.
5º Investimento- LCI e LCA
Os tipos de investimentos LCI e LCA são as siglas utilizadas para se referir ao Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio.
Os títulos em questão são emitidos por bancos e outras instituições financeiras, que por sua vez, são destinadas à dois setores de altíssima relevância, sendo eles: imobiliário e agronegócio.
Ou seja, o seu investimento está indo tanto para a construções de casas, quanto para serviços na área agro.
Investimento a longo prazo
Conforme foi ressaltado anteriormente, os investimentos contam com um prazo para que possam apresentar uma rentabilidade.
O prazo mínimo que um investimento deve possuir para proporcionar lucros e então ser considerado de longo prazo, é de cinco anos.
Como destacamos logo no início, o investimento à longo prazo é a opção para aqueles que desejam obter uma interessante renda a mais, para então, realizar grandes coisas, como por exemplo comprar um imóvel, ou então, viver uma aposentadoria estável.
É interessante destacarmos o fato de que para investir no mesmo, não existe uma quantia mínima, ou seja, pode ser tanto um valor que esteja acessível no momento, quanto tudo o que você tiver.
Ao longo dos anos, obviamente haverão variações na rentabilidade, podendo em alguns casos, haver também prejuízo, porém, na maioria dos casos o resultado é positivo.
Quais são os melhores investimentos a longo prazo?
Algumas alternativas interessantes de investimentos à longo prazo são:
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Fundos de Ações;
- Fundos DI;
- Certificados de Depósito Bancário (CDB);
- Tesouro Direto.