indústria 4.0 e seu desenvolvimento
Você com certeza já deve ter se dado conta de que a internet passou a tomar conta de praticamente toda a nossa vida, não é mesmo? Além do fato de hoje em dia todos os termos acesso à mesma, ela ainda é responsável por diversas atividades do nosso cotidiano, que na verdade, até pouco anos atrás, era feito de uma forma totalmente diferente.
Adaptar-se a esta nova realidade não é algo fácil, porém, é extremamente necessário, pois se não, seremos nós que ficaremos para trás.
Se você deseja obter mais informações detalhadas a respeito do desenvolvimento da indústria 4.0, e também detalhes a respeito de como ocorreu o seu surgimento, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer.
O que exatamente se trata a indústria 4.0?
Antes que possamos proporcionar mais informações detalhadas a respeito de com surgiu a indústria 4.0, é necessário que apresentemos, mesmo que de forma breve, do que exatamente a mesma se trata.
Através de um projeto que visava obter estratégias a respeito de soluções tecnológicas, que ocorreu na Feira de Hannover no ano de 2011, organizado pelo governo da Alemanha, surgiu o termo: Indústria 4.0.
Log no ano seguinte, esse mesmo grupo responsável pela apresentação do termo em questão apresentou ao governo da Alemanha o seu relatório.
No entanto, foi somente (finalmente) em abril do ano de 2013, que tal grupo apresentou o trabalho final sobre a Indústria 4.0.
De modo geral e também direito, a Indústria 4.0 na verdade, trata-se de uma definição para o que se refere a qualquer inovação tecnológica, que por sua vez, tem como objetivo principal, otimizar os processos que uma indústria possui e então, fazer com que a mesma alcance os melhores lucros possíveis.
Como exatamente funciona a indústria 4.0?
Outra questão importante de destacarmos antes de falar do surgimento da empresa, é como é exatamente o seu funcionamento.
Na prática, a definição cujo significado apresentamos anteriormente, aplica-se no momento em que é feita a conexão de máquinas, e também de pessoas, que por sua vez, formam uma rede de trabalho inteligente, que consequentemente, acabará sendo extremamente produtiva.
É possível que falhas sejam evitadas e que portanto, tempo e nem produto sejam desperdiçados.
A indústria 4.0 também proporciona mais vantagens, como por exemplo o fato de que todos os trabalhadores conseguem se adaptar com a maior praticidade pela qual tudo está sendo realizado e também, os mesmos conquistam maior autonomia para que assim, possam manter o controle de uma gamam maior de situações não previstas.
É válido também deixarmos claro que com as inovações que a indústria 4.0 proporciona, o homem consegue estabelecer uma maior relação com a máquina.
Podemos estabelecer portanto, que o objetivo do funcionamento deste conceito, é alterar a maneira, de modo revolucionário, claro, a maneira pela qual tudo é feito, de modo que o mundo real, possa conectar-se com o mundo virtual.
Indústria 4.0- Como surgiu?
O surgimento da Indústria 4.0, conforme já foi ressaltado anteriormente, teve como objetivo revolucionar a maneira como tudo estava sendo feito.
No entanto, como exatamente houve o seu surgimento?
De uma forma totalmente simples de entender, pode-se dizer que a Indústria 4.0 surgiu através da fusão dos seguintes elementos:
- Machine Learning;
- Big Data;
- Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas.
Deste modo, os avanços são aplicados no desenvolvimento de máquinas, no qual o trabalho é feito praticamente de forma autônoma e sempre, de maneira inteligente.
É interessante ressaltarmos o fato de que, tais avanços e desenvolvimentos da máquina, são capazes de comunicar entre si, fazendo portanto, que aprendam tanto com os seus erros, quanto com seus acertos, podendo assim, aprimorar-se cada vez mais, para que então um dia, possam fazer com que a indústria chegue à perfeição.
Quais são as tecnologias aplicadas em tal conceito?
No total, são aplicadas quatro tecnologias diferentes na Indústria 4.0, sendo elas:
Inteligência Artificial
Sendo até mesmo um dos elementos aplicados para o surgimento da indústria 4.0, a Inteligência Artificial na verdade trata-se de algo bastante presente em nosso cotidiano.
Podendo ser referida também como IA, a Inteligência Artificial permite que as máquinas sejam capazes de fazer algo que se aproxima do que chamamos de pensar.
Ou seja, com a IA, as mesmas são capazes de efetuar a análise de dados, assim como, tomar decisões e também, aprender com as mesmas.
Internet das Coisas
Seguindo a nossa lista das tecnologias aplicadas na Indústria 4.0, agora temos novamente um dos elementos utilizados para o surgimento de tal conceito, a Internet das Coisas.
De modo geral, a Internet das Coisas, aplicadas na Indústria 4.0, tem como meta, proporcionar a interconexão entre coisas físicas e virtuais, o que também é um dos principais fatores para que tudo funcione hoje em dia, a conectividade.
Mas além disso, o mesmo é capaz também de realizar o processamento de dados e até, tomar determinar decisões.
Não podemos deixar de ressaltar também, que sem a intervenção humana, a Internet das Coisas deve receber dados por meio de sensores, se conectar com uma rede fora do objeto e processar dados, para que seja realmente considerada o que é.
Impressão 3D
Outro fator marcante da Indústria 4.0, é a impressão 3D, que por sua vez, é capaz de criar determinados produtos/utensílios, das mais variadas formas, cores e também tamanhos.
E o melhor, é que para isso, além de uma impressora 3D, obviamente, você também necessitará de matérias primas, que por sua vez, podem ser tanto plástico, quanto vidro e até mesmo células vivas.
Mas apesar de todas as vantagens que a máquina pode proporcionar, devemos ainda ressaltar que as mesma contam com um valor bastante salgado.
Mas de qualquer maneira, e expectativa é que a mesma passe a ser mais popular e então, acessível à mais bolsos.
Realidade Virtual
E para concluirmos este artigo, só nos resta falar a respeito da Realidade Virtual, que por sua vez, consiste basicamente em inserir o usuário em uma realidade paralela, no qual o ambiente é totalmente simulado.
Uma alternativa de imersão da Realidade Virtual no mundo da Indústria 4.0, de modo que tudo se potencialize, como principalmente as vendas, é através do marketing, que possibilita os clientes à terem uma visão “real” do produto.