Exames de rotina, sua importância e os principais.
Os exames de rotina e de extrema importância, você não só prevenir doenças, mas também, ficar ciente que algo pode estar agravando sua saúde
Por outro lado, são poucas pessoas que fazem exames de rotina, tem gente que descobre os problemas relacionados a saúde, é em um momento no qual o quadro está agravado e difícil de controlar
Em outras palavras, para que você possa entender um pouco mais da importância de fazer exames de rotina, continue conferindo todo o conteúdo deste artigo, apresentaremos quais são as doenças que podem se agravar e também, quais são os principais exames
Principais exames de rotina
Ao decorrer deste artigo, descobrimos algumas doenças comuns, que podem ser diagnosticadas com diferentes exames.
Mas para que você possa estar à par de mais informações, confira a seguir quais são os principais exames de rotina:
- Hemograma;
- Colesterol;
- Ureia e Creatinina;
- Papanicolau;
- Exames de urina;
- Exames de fezes;
- Glicemia.
Você pode gostar também: 7 países com sistema de saúde gratuito! E que se destacam pela eficiência
Doença diagnosticadas através de exames de rotina
1 HIV
Uma doença que atingiu mais de 37 milhões de pessoas em todo o mundo, o vírus do HIV, traduzindo para o português é o vírus da imunodeficiência humana.
A principal estratégia para identificar o vírus bastante temido, é através da coleta de sangue
Mas além disso, o mesmo também pode ser descoberto através de outros fluídos de nosso corpo, como por exemplo a nossa saliva.
É importante destacarmos quando descoberta precocemente, os resultados serão bem mais positivos do que alguém que descobriu o vírus tardiamente.
Podemos destacar as melhorias: melhores resultados terapêuticos, mais alternativas de cuidado para não transmitir a infecção aos parceiros, conquista de prognósticos mais vantajosos, entre diversas outras coisas.
O teste para a descoberta do vírus pode ser realizado em qualquer postinho ou hospital do SUS– Sistema Único de Saúde.
2 Distúrbios da tireoide
Outra doença que pode se agravar, caso não for descoberta com um exame de rotina de forma precoce, é o distúrbio de sua tireoide.
A tireoide é uma parte do corpo que requer cuidado e atenção, o distúrbio que pode sofrer, vem camuflado de diversos e pequenos sinais, sintomas relativamente “insignificantes” para algo que um dia pode tornar-se um grande problema
Os sintomas pela qual estou me referindo, são: cansaço, calor excessivo e também insônia, mas claro que existem diversos outros.
Quando os sintomas se agrava, é comum suspeitarem de outros problemas, mas não que realmente atinge
Por isso, é importante que sempre esteja realizando exames de rotina, assim identificara os sintomas e dascartará as outras possíveis alternativas.
E para reforçarmos ainda mais esta questão, confira a seguir algumas das consequências do distúrbio da tireoide (não muito agravada):
- comprometimento da saúde cardíaca;
- ciclos menstruais;
- capacidade de concentração;
- alteração na musculatura;
- no intestino;
- no humor.
3 Alterações na próstata
Uma doença voltada especialmente para os homens, agora apresentaremos um pouco mais a respeito das alterações de próstata.
Podendo ser descoberto através de dois exames de rotina, a doença em questão requer bastante atenção também, já que posteriormente pode se tornar algo pela qual todas as pessoas temem, que é o câncer, que neste caso obviamente será de próstata.
Uma das formas de identificar a doença, é através de um exame que recebe o nome de PSA, que por sua vez, tem como significado “Antígeno prostático específico”. O mesmo trata-se basicamente de uma análise de proteína.
Ou seja, como uma próstata normal produz certa quantidade de proteína (também chamada de PSA), o exame em questão será responsável por analisar o quanto exatamente tal órgão está produzindo, já que na grande maioria dos casos, quando está sendo mais proteína do que o normal, é possível que a pessoa esteja com a doença.
Mas além disso, há também outro exame que apesar de não ser muito confortável, é ainda muito importante, que é o exame de toque, que por sua vez, deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano a partir dos 50 anos (idade que a doença geralmente aparece).
Quando agravada, a doença pode acabar gerando diversos problemas, que por sua vez, podem ser definitivas no momento da cirurgia, como por exemplo: estenose de uretra, incontinência e disfunção erétil.
4 Doenças renais
Outro grupo de doenças que pode acabar nos assustando bastante, são aquelas que ocorrem em nossos rins, que obviamente, podem causar não só muito desconforto futuramente, mas também o agravamento de outros órgãos. Ou seja, é algo extremamente sério, que requer atenção.
As doenças que podem ser causadas no rim apesar de serem bastante complexas e muitas vezes doloridas, são também bastante demoradas até apresentar algum sintoma, ou seja, quando tudo já estiver agravado, só então você tomará ciência do que está realmente acontecendo com o seu corpo.
E justamente por essa razão, que você deve estar sempre realizando exames de rotina. Mais especificamente o exame de creatinina, que por sua vez, será responsável basicamente por avaliar a função dos rins.
O seu funcionamento é bastante simples, já que uma vez que os níveis de creatinina tiverem superiores ao que é considerado normal, menor será a eficiência dos rins.
Apesar de todos terem que realizar tal exame, é interessante destacarmos o fato de que as pessoas om hipertensão, obesidade e diabetes, são as mais propensas à sofrer com doenças renais.
Algumas doenças que podem ser descobertas com tal exame são: pedra nos rins e infecção urinária.