Cuidados ao investir em criptomoedas! O que analisar antes de investir
Você alguma vez já ouviu falar em criptomoedas? Apesar da palavra em questão não ser muito presente no dia a dia de muitas pessoas, é válido ressaltarmos que a mesma é uma das alternativas mais lucrativas quando você tem o objetivo de fazer a sua renda aumentar significativamente.
É interessante deixarmos claro que essa alternativa realmente muito lucrativa de investimento, é também uma das mais novas de todo o mercado e também, não requer qualquer esforço ou burocracia, além de voc~e clicar algumas teclas em seu aparelho eletrônico pessoa, seja ele o seu celular ou então computador.
Visto o quanto as mesmas podem ser lucrativas e também práticas, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo deste breve e explicativo artigo, pois aqui apresentaremos de forma detalhada não só do que exatamente a criptomoeda se trata, mas também o que você deve analisar antes de investir, e como fazer isso.
Criptomoeda- De onde vem o nome?
Antes que possamos dar continuidade às informações que você realmente procura, é extremamente importante que você saiba a origem do nome da moeda, já que isso também influência em seu entendimento.
Sem qualquer dificuldade, logo podemos notar que o termo “Criptomoeda” é originário da soma de duas outras palavras, sendo elas: criptografia e moeda.
Mas afinal, do que exatamente se trata a criptografia.
No caso da criptomoeda, que também é uma moeda digital, a criptografia serve como nada mais, nada menos do que uma camada de segurança.
A camada por sua vez, permite que você realize tanto a sua emissão, quanto transações de forma mais segura possível (e sendo tudo obviamente, por meio da internet).
Outra forma de nos referimos à utilidade da criptografia na moeda digital, é que a mesma trata-se de embaralhadora de informação, que somente quem possui o código, ou também chamado de chave, consegue decifrá-lo.
Ou seja, a mesma garante a sua segurança.
Criptomoeda- O que é?
A criptomoeda conforme deixamos claro anteriormente, trata-se de uma moeda digital, que por sua vez, não se assemelha as que comumente vemos, ou ouvimos falar, como o nosso real, dólar, euro e tudo mais.
No entanto, apesar desta condição, é possível que realizemos diversas operações no mundo digital com a mesma, como por exemplo transações de valores.
E isto nos leva à uma outro ponto, que é o fato da moeda virtual ser totalmente descentralizada, ou seja, a mesma não conta com a interferência de uma instituição financeira, seja ela um banco, ou então, um órgão do governo federal.
Portanto, todos os usuários são responsáveis por suas operações, que por sua vez, não contam com a aplicação de taxas, como muito provavelmente aconteceria caso empresas terceiras interferissem.
O que há por trás das moedas digitais?
Obviamente, por não ser uma moeda física, deve haver algo por trás das criptomoedas que permite o seu funcionamento de modo geral.
E o que existe por trás das mesmas na verdade é um sistema, cujo nome é blockchain.
Tendo como tradução “corrente de blocos”, o sistema tecnológico em questão possibilita que você realize tanto o envio, quanto o recebimento de determinadas informações, claramente, de modo totalmente digital.
As informações estão separadas em blocos, que por sua vez, quando conectados, formam uma mensagem; coisa que nos leva ao que foi dito anteriormente.
Cuidados ao investir em criptomoedas! O que analisar antes de investir
Conforme foi ressaltado anteriormente, o investimento em criptomoedas trata-se de uma das alternativas mais vantajosas quando você tem como objetivo, fazer a sua renda aumentar de forma significativa.
No entanto, apesar desta questão, é fundamental que você tome cuidado com uma série de questões, antes que possa fazer qualquer investimento, até porque, a alternativa é bastante nova pra muitos, por isso, ainda não tiveram um tempo adequado para adaptarem-se ao funcionamento.
Confira a seguir três cuidados que você deve tomar antes de investir em criptomoedas.
1º: Ver quem é a equipe responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda
Para que algo possa realmente dar certo, é necessário que por trás do mesmo, tenha uma equipe qualificada, que por sua vez, saiba exatamente o que está fazendo e também, esteja preparada para possíveis situações não programadas.
Para isso, você pode visitar o perfil dos criador e então conferir não só o seu nome, mas também títulos acadêmicos, experiências, etc.
Isso é importante também, para que você confira possíveis fraudes que possa haver dentro deste mercado.
Analisando o perfil, você pode conferir se a equipe entrega realmente algo pela qual é capacitada e não condições absurdas.
2º: Veja as ligações que a criptomoeda pode conter
É importante deixarmos claro desde já que possuir ligações, ou seja, parcerias com empresas ou então universidades não é um pré requisito para que uma criptomoeda seja bem sucedida, no entanto, isso é algo realmente ótimo e muito relevante.
Grandes parceiras podem resultar em grandes investimentos em melhoras, que pode fazer com que a mesma cresça cada vez mais, o que consequentemente, significa que a sua renda também pode aumentar, ou pela menos as condições de investimento sejam melhores.
Além disso, uma parceria com empresas grandes já descarta a possibilidade de haver alguma fraude.
3º: Confira a popularidade da moeda
Outra dica realmente muito interessante para que você possa ficar livre de fraudes, é conferir a popularidade da moeda.
Para isso, você deve levar em consideração o volume financeiro associado à moeda, que na verdade pode ser chamado Market cap.
Basicamente, caso o Market cap esteja alto, significa que o mesmo conta com diversos investidores, o que é um ótimo sinal, já que assim voc~e terá certeza que isto está funcionando para diversas pessoas, portanto, você pode se tornar uma delas.
Como investir em criptomoedas?
Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar e também detalhadamente do que se trata a criptomoeda, é hora de confira como investir na mesma.
Para isso, confira a seguir nosso breve passo a passo.
Passo 1: Tenha a sua carteira
A carteira de uma criptomoeda funciona de forma totalmente digital e pode ser adquirida a partir de uma exchange, que nada mais é do que uma corretora especializada.
Nela você irá inserir as chaves (que também são códigos), que lhe dão acesso as moedas.
Passo 2: Faça as compras
Posteriormente, é hora de definir qual será a moeda que você irá investir.
Feito isso, já pode efetuar a ordem de compra.
É válido ressaltarmos que para isso não é necessário muito dinheiro.
Passo 3: Tenha uma planejamento
Para que o seu investimento possa realmente dar certo, é necessário que você tenha um planejamento, ou seja, estratégia de jogada.
Para isso, você deve analisar diversas questões, como principalmente o andamento da moeda que te interessa, valor que você deseja obter, prazo disposto, entre outras coisas.
Pronto! Agora é necessário apenas ficar de ilho no mercado para que você saiba exatamente como os seus investimentos estão indo.