Finanças

O que é a bolsa de valores? Como investir em ações ?

Mesmo que você não saiba do que se trata, você certamente já ouviu falar da Bolsa de Valores, não é mesmo?
. Se você tem interesse em saber mais a respeito do lugar mais conhecido para aplicar o seu dinheiro, e também como fazer isso.

O que é a bolsa de valores?

Durante a pandemia, acredito que ficou mais que claro para todos, que a nossa renda mensal foi fortemente comprometida. E isto se deve não só ao aumento da taxa de desemprego, mas também a diminuição de benefícios e também, o aumento dos valores de produtos, o que por sua vez, abalou muitas famílias.

Devido à tais acontecimentos, muitos buscaram uma nova alternativa de renda. As opções são diversas, no entanto, podemos destacar alguns, como: tornar-se revendedor de uma grande marca, vender os seus próprios produtos, ou então, investir o seu dinheiro. O investimento apesar de ser algo que parece ser complicada, vale bastante a pena.

Mesmo que você não saiba do que se trata, você certamente já ouviu falar da Bolsa de Valores, não é mesmo?

De modo breve, no qual você possa captar de primeira, a definição que podemos proporcionar à mesma, é a seguinte:

A Bolsa de Valores trata-se de nada mais do que um ambiente no qual pessoas que estão interessadas em fazer o seu dinheiro render vão.

Pode ser caracterizada como um balcão, no qual são feitas negociações de diversos títulos financeiros, como principalmente as ações.

Conseguiu entender?

É válido deixarmos claro o fato de que apesar de termos utilizado o termo “balcão”, hoje em dia a mesma é totalmente digital, e pode ser acompanhada através de seu aparelho eletrônico pessoa, seja um smartphone, ou então, um computador.

É comum vermos em filmes, principalmente os antigos, grandes empresários dentro de uma sala se desesperando por conta da queda do gráfico, mas hoje, isso já é algo do passado.

O que há dentro da Bolsa de Valores?

Apesar da Bolsa de Valores ser algo bastante amplo, podemos dividi-las em apenas duas partes:

Investidores – Títulos.

As partes por sua vez, são subdivididas em algumas partes, veja o caso dos investidores.

Primeiramente, temos os investidores que podem ser chamados de anunciantes, que consistem basicamente nas pessoas que possui determinado título e está interessado em vendê-lo por um preço superior ao que foi comprado, fazendo portanto, que o seu patrimônio aumente.

E obviamente, existem os investidores que compram tais títulos, com intuito de fazer o seu dinheiro render com o que foi comprado, ou seja, os juros que lhe serão pagos, suprirão o valor da compra, ou se não esperam para que posteriormente, possam vender por um valor ainda maior.

Em em relação aos títulos, os mesmos, são diversos, entretanto, a Bolsa caracteriza-se principalmente pelas ações.

As ações nada mais é que parcelas de uma empresa, que quando compradas, você automaticamente se torna um acionista.

Dependendo da porcentagem de ações que você comprou, você pode até mesmo influenciar nas decisões do rumo da corporação.

Grande parte das maiores empresas de todo o Brasil e até mesmo do exterior, possuem o seu capital aberto, ou seja, você pode se tornar um acionista.

Mas além das ações, temos também:

Tesouro Pré-fixado;
Tesouro Selic;
Tesouro IPCA;
CDB- Certificado de Depósito Bancário;
LCI E LCA- Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Agronegócio (LCA);
CRI E CRA- Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Agronegócio (CRA);
LF- letra financeira;
DEBÊNTURES.

É válido também deixarmos claro que alguns desses créditos são de renda fixa, enquanto os outros são variáveis, ou seja, ao investir em alguns títulos, você sabe exatamente qual será a sua rentabilidade, mas em outros casos, a mesma será uma surpresa, que por sua vez, pode ser tanto benéfica, quanto desagradável.

Quais os tipos de investidores?

Apesar de anteriormente termos ressaltado que existem os investidores que preferem ficar na parte de venda de títulos que compraram e os outros somente na compra, ainda assim existem alguns termos interessantes de ressaltarmos, que por sua vez, pertencem aos tipos de investidores.

Dentro do mercado de investimento financeiro, podemos classificar os investidores em um dos três termos existentes, que são:

Conservador:

Neste caso, o investidor prefere obter total segurança sobre aquilo que está aplicando o seu dinheiro, portanto, os títulos escolhidos para efetuar a aplicação serão sempre de renda fixa, já que saberá quanto ganhará.

Ou seja, caso você seja um investidor conservador, é praticamente impossível que sofra algum prejuízo, entretanto, a rentabilidade não é das melhores.

2. Moderado

O investidor moderado é aquele que busca sempre a melhor rentabilidade possível, contanto que isso seja totalmente seguro.

Ou seja, o mesmo avalia toda a situação do mercado, vê quais são as previsões para os valores e tudo mais.

Assim, está disposto à correr um risco maior, até mesmo com perdas, contato que o seu ganho supra as mesmas e também o valor aplicado, ou seja, maior rentabilidade.

3. Agressivo

Para concluirmos, não podemos deixar de destacar que também existem os investidores agressivos, no qual o seu único objetivo é a mais alta rentabilidade possível em um prazo menor.

Para isso, os mesmos aplicam grandes quantias, apostando somente na sorte, oque pode dar certo, porém, é bastante comum que as pessoas que encaixam-se em tal modalidade sofram grandes prejuízos.

Como investir em ações da bolsa de valores?

Para concluirmos este artigo, não podemos deixar de destacar como é que deve ser feita um investimento, em um dos principais títulos da Bolsa, as ações.

Confira o nosso breve passo a passo:

Passo 1: Pesquise a análise bem todas as opções e escolha uma corretora de investimentos para tornar-se cliente. A mesma será responsável por intermediar a compra das ações.

Passo 2: Logo insira o valor que deseja em sua conta que será aberta na corretora.

Passo 3: Com isso, você já pode ter acesso à bolsa de valores digital, lugar no qual você pode conferir todas as opções e então selecionar uma empresa que você deseja tornar-se um acionista.

Passo 4: Notifique a sua corretora sobre a compra e no mesmo momento a ação será sua.

Pode ser que algumas questões modifiquem-se dependendo da corretora, entretanto, é basicamente isto o que você deve fazer, muito simples, não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner